Neste dia 08 de fevereiro
de 2018, na sede do SINTEPP de Igarapé-Miri, realizou mais uma reunião do
Colegiado formado por representante de entidades sindicais e de classe que
lutam pela valorização dos servidores públicos municipais da Prefeitura de
Igarapé-Miri, são elas: FTSUAS, SINDSAÚDE, SISPIM e SINTEPP.
Esta organização que vem sendo fortalecida, contempla um desejo antigo dos dirigentes sindicais das entidades listadas acima, que é ter todos/as os/as trabalhadores/as da Prefeitura de Igarapé-Miri, buscando conjuntamente sua valorização, logicamente, respeitando as especificidades dos cargos e das funções, até mesmo pelos regimes diferenciados e condições de trabalho.
A primeira reunião surgiu após a total insatisfação com o pífio reajuste dado pelo Presidente Michel Temer, ao salário mínimo nacional, 1,81%, em valores, R$ 17,00 (dezessete). As entidades debatem para que neste caso, a gestão municipal conceda um reajuste maior, que beneficiaria inúmeros trabalhadores, especialmente aqueles que não possuem Planos de Carreira. A primeira preocupação das entidades, foi se isso é possível do ponto de vista jurídico, dúvida esclarecida, as entidades seguem em busca dessa conquista.
No dia 19 de janeiro deste ano, no Palacete Senador Garcia, ocorreu a primeira reunião entre os representantes das Entidades e da Gestão Municipal, momento de grande debate, e ao final ficou decidido que a gestão daria uma resposta até o dia 02 de fevereiro, sobre a possibilidade de concessão do reajuste, porém esta reunião e resposta, infelizmente não aconteceu, alegado pela gestão o acúmulo de tarefas, inclusive em função da presença de membros do TCM, aqui pelas terras do açaí, solicitando documentos, não somente desta gestão.
A gestão menciona ainda muita preocupação com a realidade financeira, uma preocupação com a queda nos valores dos repasse de recursos, mas também pelas dívidas recebidas, referentes ao ano anterior.
Vale ressaltar que o grupo não se restringirá apenas a discussão do reajuste do salário mínimo de 2018, a proposição vai no sentido de valorização, e esta não se dá, senão através de planos de carreira para todos os servidores.
E enquanto essa resposta não chega, passos estão sendo dados no sentido de fortalecer ainda mais a organização, documentos já foram solicitados, e a próxima reunião já está agendada para o dia 16 de fevereiro, desta vez na Sede do SISPIM.